Uyuni- La Quiaca

Acordamos cedo e tivemos uma surpresa desagradável no início da manhã, os suportes das caixas laterais haviam quebrado. Inicialmente tínhamos decidido fazer o trajeto do dia por um caminho mais curto, porém de rípio. Tivemos que mudar de planos, pois a vibração que o rípio iria causar poderia comprometer ainda mais a segurança de nossas "malas".

Fizemos uma amarração adicional com as fitas e catracas que estão conosco e optamos pelo asfalto com quase 300 Km a mais. Por coincidência conhecemos um grupo de doze motos que faziam um tour pela região e acabamos saindo junto com eles até Potosi.


De Potosi até Villazon ( Bolívia), o caminho é bastante sinuoso e cheio de povoados. Haviam alguns desvios de obras e um certo movimento.

Ao passar por Tupiza, gostamos muito da paisagem ao entorno da cidade. Durante a conversa com os franceses em La Paz, eles disseram que não foram de moto na cidade do Uyuni. Eles deixaram as motos em Tupiza e contrataran ali o mesmo tour para os atrativos da região do Uyuni. Pensamos que esta de fato é a melhor opção para quem pretende conhecer a região.

Em Villazon gastamos todos os nossos Bolivianos em um posto de gasolina que nos pediu até o passaporte para vender 3,5l de combustível. Aqui vai um parêntesis, a Morena fez 28 Km/l, espetacular para uma moto com dois ocupantes e bastante carregada como está.

Na aduana, um policial boliviano nos advertiu para que não deixássemos a moto em frente ao escritório, pois mesmo travada ele alegou perigo de roubo! Isso que é uma aduana segura!
No outro lado da ponte, fomos muito bem atendidos pela polícia argentina. Apesar de terem solicitado que abríssemos as caixas laterais (amarradas com as catracas), foram simpáticos e também nos indicaram o melhor caminho para nossa pousada.

Mesmo sendo uma cidade de fronteira, normalmente bagunçada, La Quiaca é uma cidade pequena mas bem sinalizada e com infraestrutura para receber as pessoas que ali passam. Na pousasa La Candelaria fomos super bem recebidos e inclusive a proprietária nos levou com o seu carro até um restaurante para que jantássemos e nos deu a indicação para voltarmos com táxi.

Aqui a internet ao menos funciona e conseguimos fazer as postagens dos últimos quatro dias.

0 comentários