San Pedro de Atacama - 3o. dia

Este foi um dia dedicado a conhecer as Lagunas Altiplanicas. São chamadas desta forma pois estão a mais de 4000m de altitude (mais precisamente a 4300m). O caminho é muito bom e se tem a sensação de andar em total liberdade. Em alguns momentos me senti no filme Easy Rider fazendo a rota 66 dos EUA.


As lagunas Miscanti e Minique estão quase no Paso Sico, portanto estão rodeadas pela Cordilhera dos Andes e formam um visual digno de muitos flashes. Não se pode entrar na água, apenas andar pelas trilhas e mirantes em torno delas. A restrição ajuda a garantir que os turistas não destruam o hábitat natural das Vicunhas, Flamingos e outros animais que gostam de uma água gelada, pois ali sopra um ventinho realmente gelado deixando a temperatura ambiente em torno dos 10ºC ao meio dia.


Na volta, passado das 2h, almoçamos na localidade de Socaire - uma pequena vila que tem recebido incentivos para a agricultura. O cardápio foi sopa de legumes, carne de Lhama ensopada acompanhada de arroz, uma batata roxa e um leguminosa que não lembro o nome (parece amendoim cozido sem sal).


Hoje abastecemos a Morena duas vezes, ela tem sido bastante econômica fazendo sempre acima de 20km/l mesmo em altitudes elevadas. O conforto nem se fala, inclusive a Adri tem conseguido cochilar numa boa, ainda mais agora que nos acostumamos com a variação de altitude e não temos sofrido com as dores de cabeça.

Fazendo um parênteses sobre o tema da altitude, ontem presenciamos uma colega de tour sofrendo muito com o sobe e desce. San Pedro de Atacama está a 2600m de altitude, mas muitos dos passeios vão a locais a mais de 4000m, e alguns turistas passam realmente mal. Esta colega estava com vômitos, tonturas e praticamente não aproveitou nada do passeio. Nos impressionamos bastante!

Estamos nos despedindo de San Pedro, amanhã vamos seguir viagem em busca de novos atrativos.

 
 






















3 comentários

  1. Muito legal... adorei... as fotos estao realmente lindas...

    ResponderExcluir
  2. A sopa nós também provamos! Muito boa!
    Estamos seguindo por aqui, que Deus continue acompanhando vocês!

    ResponderExcluir