La Paz - Potosi

Hoje foi um dia de mudanças no roteiro. Inicialmente neste dia iríamos fazer a Carreteira de la Muerte, entretanto o cansaço, o frio e a chuva nos fizeram mudar os planos. Optamos por deixar La Paz em direção ao Uyuni e Potosi foi nosso destino.

Saímos cedo e enfrentamos o caótico trânsito de La Paz. Felizmente desta vez, foi um pouco menos traumático, levamos somente uma hora até chegar à carreteira (rodovia). O trecho entre La Paz e Oruro está em obras de duplicação, com vários desvios, buracos e falta de sinalização (nos lembrou a duplicação da BR101).

Em uma das paradas para esticar as pernas em uma cidadezinha da qual não nos lembramos o nome, presenciamos um atropelamento de um homem por uma carreta. Foi uma muvuca geral e saímos enquanto o homem estava sendo socorrido. No nosso ponto de vista, este tipo de acidente deve acontecer com frequência, uma vez que os pedestres avançam sobre as ruas e rodovias.

Fomos parados duas vezes por controle de velocidade e tivemos que andar a 80 Km/h grande parte dos 520 Km do dia. Almoçamos na cidade de Oruro e também notamos que ali também havia muito lixo nas ruas junto ao comércio local. Tudo isso somado ao trânsito com os pedestres, vans, táxis e motos se cruzando em todas as direções, nos deu a impressão de estarmos na Índia.

De Oruro à Potosi a rodovia era muito sinuosa e revelava uma paisagem diferente com cânions, pequenos povoados de pastores e agricultores, além das plantações de quinoa. Ficamos bem impressionados com a paisagem, até a simpática cidade de Potosi.




Potosi nao se assemelha à Oruro e la Paz nos quesitos sujeira e trânsito. A cidade realmente é bem cuidada, organizada e tem uma praça muito bem iluminada.



4 comentários

  1. Estamos acompanhando e torcendo que tragam muitas fotos, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Holà Adriana y Allison ! Hope everything is OK with you. We are stll in La Paz ; have been awaiting news from the bloqueos in Copacabana, but does not seem to improve. So, tomorrow morning, we'll go direct to Puno, and Cuzco. Have been updating blog yesterday night with Sur Lipez. Have a safe return to Joinville, & see you soon in Paris !
    Philippe et Véronique

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa, troca de experiencia com os franceses, saudades, estamos desejando um ótimo retorno para casa, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Hi, Alisson! drive safe and I believe it will be a very nice trip! Hope to see you soon in China!

    ResponderExcluir