San Pedro de Atacama - 2o. dia

Às 4h da manhã comeca o dia na pequena San Pedro. Um trânsito frenético de vans, microonibus e 4x4 comecam a pegar os turistas para um dos passeios mais interresantes do deserto, visitar os Geisers del Tatio.

A estrada virou uma fila de carros até o local, em alguns momentos estávamos no meio de um congestionamento, mas todos muito bem organizados. Ao chegar, ainda escuro (por volta das 6h) e com uma temperatura na casa dos 0º, a guia comecou a nos explicar como ocorre o efeito e a relação entre o Vulcão del Tatio e as "fumarolas" ou efeitos geotérmicos.


Então o sol aparece e podemos ver com bastante clareza os geisers de diversos tamanhos e tipos. Tem alguns que formam dentro de um buraco e outros em um pequeno monte de areia sedimentada. Para deixar o passeio com mais glamour, os guias e os motoristas cozinham ovos e aquecem água e leite nas fumarolas e nos servem um café que naquelas horas faz um bem danado, uma vez que a temperatura já tinha baixado de zero!




Depois do café seguimos para as piscinas de água quente. Uma porção de turistas (assim como nós) se dividem em aqueles que ficam em volta da piscina e aqueles que se banham na água, que está entre 36 e 34ºC. Nossa divisão foi: Adri bate foto e o Alisson toma banho! Foi uma experiência bem diferente e muito legal!

Na volta para San Pedro, paramos na verdadeira comunidade altiplanica (pois esta acima dos 4000m de altitude) chamada Machuca. Ali são vendidas empanadas e churrasquinho de carne de Lhama ou Vicunha e queijo de cabra.


Hoje foi um dia de "farofa", pois almocamos um resto de almoco e café de ontem. A tarde fizemos um passeio de moto pelos caminhos que havíamos passado com o tour, e batemos algumas fotos com a Morena para nao deixá-la sem aproveitar o Atacama.


No final da tarde tomamos sorvetes artesanais de folha de coca (hoja de coca), de Rica Rica (um arbusto regional que serve de aromatizante) e de Chana (uma frutinha parecida com uma azeitona vermelha).

Vamos dormir cedo, pois o dia comecou as 3:30h e amanhã queremos seguir aproveitando este maravilhoso lugar chamado Atacama.




2 comentários

  1. Olá Mano e Cunhada!
    bom ver vocês curtindo a viagem. Passei pra desejar uma feliz páscoa, e que vocês aproveitem este momento para agradecer por cada paisagem que vocês passarem e dêem graças pelo Jesus ressucitado que é por ele que vcs estão aí.
    Saudades.
    Aline, David, Thaise e Tuka.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana mesmo... to adorando acompanhar a viagem!!!!

    ResponderExcluir