El Chalten - Bajo Caracoles - Esquel


Precaución ! ! ! Esta foi a palavra de ordem nestes últimos dois dias. Saímos de El Chalten sabendo que estes dias nao seriam dias comuns, afinal de contas estamos falando da Ruta 40. Logo após rodar 120km até a "cidade" de Tres Lagos, colocamos gasolina e nos informamos sobre a bendita parte de rípio. Como estava chovendo o frentista e um motorista de onibus nos avisaram que havia muito lodo, que era impossível transpor. Nós precisávamos consertar uma quebra do suporte do baú (ou caixinha) que havia quebrado e que se rompesse de vez poderia comprometer nossa viagem, entao entramos na cidade e fomos atendidos pelo Sr. Ferrari. Desmontei parte da mônica e ele refez a solda, enquanto isso esperávamos a chuva acabar e o rípio secar. Conhecemos ali na oficina e borracharia do Sr. Ferrari, uma família de Buenos Aires que estava consertando o pneu do carro, o Javier, a Consuelo e os dois pequenos. Decidimos ir juntos e nos ajudar, Enquanto aguardávamos o rípio secar bem,ajudei o Javier a amarrar tudo no carro e no reboque que ele levava.

Saímos de Tres Lagos por volta das 14:30h e nao sabiamos aonde poderíamos chegar... A intençao era Gobernador Gregores a 170km dali. Conforme íamos andando, pensávamos como e quando chegaríamos, entao acabamos por decidir tocar a Bajo Caracoles (360km). Porém a chuva voltou a nos assolar, e aquele rípio começou a virar uma mistura de pedra com barro. Naquele momento eles convidaram a Adri para ir no carro com eles... Muito gentil e providencial da parte deles. Andamos mais uns 30km e aquele barro ficou muito complicado, a mônica entrou de cara no barro e atolei com ela!! Com ajuda do Javier tiramos a mônica daquele atoleiro e ali a coisa se complicou um pouco mais, a roda dianteira havia travado! Tivemos que retirar o para lamas dianteiro e destravar todo aquele barro e pedra que trancava tudo. Felizmente a chuva parou e decidimos continuar, agora sem para lamas...hehehe parecia uma trilheira, com barro até em cima!!



A tocada ficou bastante complicada, pois rípio é ruim, vento é ruim, chuva é ruim, mas tudo junto foi f.....! Chegamos a Bajo Caracoles as 21:40h com o sol quase se pondo (aliás pegar noite seria pior ainda!).

Hoje, saímos daquele pitoresco lugar e enfrentamos o rípio mais complicado, com pedras imensas e soltas. Desta vez foi até mais complicado para o Javier do que para nós! O vento esteve marcando presença mais nao tao forte, e pudemos chegar a Esquel com tranquilidade. OBA!! Ganhamos um dia na viagem! Vencemos o rípio da Ruta 40 em dois dias e nao nos três que havíamos previsto!! Estamos bastante cansados mas estamos bem, com aquele gostinho de ter transposto um dos grandes desafios desta viagem.


Para comemorar, comemos uma carninha e vamos dormir porque amanha tem mais passeio e diversao!






Exibir mapa ampliado

3 comentários

  1. O pior já passou. Agora é só alegria.
    Mas se cuidem ai!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Seus Doido!
    Fiquei preocupado com o post. Mas pelo visto agora já está tudo bem. Todo cuidade é pouco.
    Fiquem com deus.
    Beijocas da jo.

    ResponderExcluir
  3. Peguei a Ruta 40 de Los antigos até Esquel e sei muito bem como essa estrada está ruim... De moto pior ainda... Todo cuidado é pouco. Parabéns pela coragem e ainda bem que deu tudo certo...
    Bjs e Boas Viagens!

    ResponderExcluir