El Calafate - Todos los Glaciales

O primeiro dia do ano começou cedo, eram 9 horas e já estávamos no Puerto Bandeiras as margens do chamado Lago Argentino para esperar nosso catamara. Hoje o clima está relativamente quente, em torno de 24 graus, mas isso nao significa que nao estamos nos agasalhando, pois o vento gelado continua batendo. 


No passeio notamos uma diferença enorme de temperatura perto dos glaciais, o primeiro a ser visitado foi o Glaciar Upsala (que inclusive dava nome a nossa embarcaçao), ele é o maior em extensao do Parque Nacional de los Glaciales e tem retrocedido a cada ano. Neste glacial é perceptível o desprendimento de icebergs ou Tempanos.

Em seguida fomos ao Glacial Spegazzini, que é o maior em altura de paredes e chega aos 135m de altura, impressionante!! Neste Glaciar o pessoal da embarcaçao "pescou" um iceberg e pudemos tomar agua com gelo do glacial... Um tanto diferente fazer isso mas nao tinha nada de mais no sabor daquele gelo.

A embarcaçao era muitíssimo confortável, andava muito rápido e nem sentíamos pois era tambem muito silenciosa. Ali tinha bar e tudo!! Pra bater fotos o capitao dava voltas com o catamara para que todos pudessem ter uma pose. A turistada de todos os cantos tiravam fotos uns dos outros... uma bagunça "organizada"!


Pra fechar fomos ver o Perito Moreno, que já tínhamos visto por terra ontem. Parece que era outro lugar, ficamos também muito próximos do Glacial mais famoso, pois além do acesso facilitado, tem toda a movimentaçao do gelo que cresce no inverno e cai no verao. O Perito Moreno fica no meio de dois lagos, o Lago Brazo Norte e o Lago Argentino (o que navegávamos e o maior da Argentina). Durante o inverno o Glacial cresce até fechar totalmente a passagem de água, fazendo o nível do Brazo Norte subir em relaçao ao Argentino.


Depois de um tempo a pressao faz a parede de gelo romper e todo o ciclo se reinicia. A ruptura deve ser um evento impressionante!!

Voltamos para o porto e no centro de El Calafate pudemos saborear um sorvete e dar uma voltinha na charmosa cidade.




3 comentários

  1. Belíssimas paisagens...
    Continuamos de carona com vcs.
    Beijos e cuidem-se!!

    ResponderExcluir
  2. Oieee, estou de volta. Feliz ano novo atrasado. Mandei mensagem mas não sei se chegou. De qualquer forma, desejo novamente um ótimo ano para os dois. De muita saúde, alegrias, e realizações. Vocês merecem tudo de bom.
    Estou com saudades. Queria poder passar um dia ai com vocês, hehe. Ver as montanhas e os gelinhos.
    Nossa, que lugares lindos!
    Bom, já que não dá, acompanho por aqui.
    Um beijo grande para os dois.
    =o*
    jo

    ResponderExcluir
  3. Oi Mano. Espero que desta vez vocês consigam ler meu comentário, pois esta já é a 4ªvez que tento mandar e não tenho sucesso na postagem.
    Enfim! Estamos bem e com muita saudades. Passamos a virada aqui no salão de festas com a turma do condomínio e foi bem legal. A Tuka coitada sofreu bastante com os foguetes, muito medo mesmo. O natal foi especial, pois o pai ceiou comigo e com o David aqui no apto. Não sei quando vocês retornam, mas espero que passem por aqui para um café. Não aceito desculpas viu!?
    Continuem se divertindo, bom passeio e esperamos vocês.
    Saudades...Aline, David, Thaise e Tuka.
    Beijos da Cã.

    ResponderExcluir