Brasília/DF - Primeiro e Segundo Dias

Só conseguimos postar hoje, e estaremos acumulando os dois dias de Brasília. Saímos de Alto Paraíso de Goiás/GO ontem (12/Jan) logo cedo para aproveitar bem nosso período em Brasília. Logo que chegamos, tratamos de nos instalar num hotel mais central. Nosso primeiro destino foi a Catedral, entretanto ela esta em reforma, não pudemos acessar o interior. Ainda assim, participamos da missa na capela e fizemos algumas fotos externas, uma lona recobria a faixada.

Catedral de Brasília

Partimos para o Palácio do Itamarati, local que faz parte do Ministério das Relações Exteriores e é ali que as autoridades e representantes de outros países são recebidos. A visita guiada foi muito interessante e abordou diversos simbolismos do local, como por exemplo a Sala dos Tratados, que fica entre uma parede de vidro voltada para o Palácio da Justiça para simbolizar que todos os tratados estão sob o olhar da justiça.


Na saída, encontramos o ônibus do City Tour e subitamente resolvemos embarcar, passamos pela Praça dos Três Poderes, Ponte JK, Palácios Jaburu, do Alvorada, da Justiça, pela Torre de TV, Monumentos JK e dos Povos Indígenas entre outras atrações. Após uma paradinha para um descanso, voltamos a maratona de visitações, desta vez com fotos noturnas muito lindas destes mesmos pontos, com destaque para a árvore de natal que ainda se faz presente na Esplanada dos Ministérios.


Hoje nosso primeiro atrativo foi o Congresso Nacional, o Senado estava fechado então visitamos somente a Câmara dos Deputados. Tivemos a oportunidade de conhecer como funcionam as duas casas e os prédios anexos.

Andamos pelos corredores subterrâneos e acessamos o Anexo 4 da Câmara, aonde há um espaço para exposições e um restaurante panorâmico, merecendo mais algumas ótimas fotos!

O segundo atrativo foi o Museu JK, aonde permanecem os restos mortais do homem que executou a construção da nova capital federal.


Ali pudemos conhecer um pouco mais sobre a história de Jucelino e de Brasília, inclusive de onde nasceu a proposta de fazer uma capital federal no Planalto Central. Para nossa surpresa, esta idéia não partiu de JK, era uma idéia que os inconfidentes tiveram e adicionaram na constituição federal para trazer mais igualdade de recursos entre o litoral e o interior. Num comício em Jatai/GO, JK prometeu seguir todas as cláusulas da constituição, quando questionado sobre a transferência da capital para o planalto, JK respondeu afirmativamente, incluindo a Construção de Brasília em suas metas.

Nosso terceiro destino foi o Palácio do Alvorada, também realizamos uma visita guiada pelo interior e jardins da residência oficial. Não havíamos nos programado para esta visita ao interior, mas aproveitamos pois todas as Quartas-feiras o palácio é aberto a este tipo de visitação. As grandes salas, de música, estar, do banquete, de despacho... maravilhosamente restauradas também expõem obras e presentes recebidos pelos visitantes. O Jardim que fica atrás da faixada formada por arcos representando redes de descanso, abriga diversas espécies de animais que ficam livres. Inclusive uma arara azul insistia em acompanhar-nos durante nossa breve estadia no jardim, como se estivesse guardando o lugar.


Para fechar o dia, subimos no mirante da Torre de TV a 75m de altura (foi complicado p/ mim) e tivemos uma maravilhosa vista de todo o Eixo Monumental. A torre tem um total de 218m toda feita em aço e além deste mirante também abriga o Museu Nacional de Gemas e todos os equipamentos para a transmissão de rádio e TV.

Hoje nos recolhemos mais cedo para descansar e seguir o trecho de retorno. Daqui pra frente nossa missão é voltar para Joinville!



1 comentários